sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O ITA e as Cigarras Cantoras

sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Deus, por que São José precisa ser uma cidade tão fria? Apesar que aqui é 8 ou 80: ou está muuuito frio ou está muuuito quente! rs... Será que é só uma impressão minha? Bom, não reclamarei da temperatura, tem lugar pior!

Está começando a época das cigarras. Eu me lembro que no ano passado nesse mesmo período, era quase impossível falar ao celular do lado de fora do prédio da Computação, porque o barulho das bichinhas era ensurdecedor, elas cantam muito mal. O lado bom, é que dizem que as cigarras começam a cantoria no período quente do ano, então isso significa que o frio tá indo embora! Graças a Deus!!! Eu estava pesquisando na internet sobre esse bichinho "curioso", e olha o que achei:

"Até mesmo as cigarras se protegem contra o volume intenso de seu próprio canto. Tanto o macho como a fêmea dessa espécie de insetos possuem um par de grandes membranas que funcionam como orelhas. Elas são os tímpanos, conectados ao órgão auditivo por um pequeno tendão que reage quando o macho canta, dobrando-os para que o som alto não lhes provoque danos. Mas, há algumas espécies (fêmeas) que até "explodem" com a força da sonoridade de seu canto."


Ou seja, achava que só eu não gostava da cantoria, mas parece que o preconceito começa na classe, elas mesmas "explodem" com o barulho! Por isso que todo dia de manhã tem uma centena de cigarras mortas no chão do ITA: ou explodiram por ouvir ou morreram de exaustão por cantar. Vejam uma cigarra iteana:


Outra coisa curiosa aqui no ITA é esta árvore:


Eu não faço idéia de que árvore é essa. Também não sei se o que nasce dela é fruto ou semente. Nem ao menos sei como procurar no Google, rs... Só sei de uma coisa: quem estacionar o carro embaixo dela, se cair um treco de lá, tá ferrado!!! Manda o carro pra funilaria!!! Olha o tamanho do côco (não sei o que é, logo, assumo que é um côco):

Bom, é isso... Vou indo sonhar com Voronoi e Delaunay agora...

0 comentários: