Ontem, Tony e eu estivemos no parque Ibirapuera para assistir ao concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico. Foram executados os trechos principais de algumas óperas famosas, como Carmen, La Traviata e Manon Lescaut.
Eu, particularmente, me senti assistindo a um concerto na selva. Estava muito sol, então tivemos que nos acomodar debaixo das árvores, o problema é que esquecemos de levar uma toalha para forrar o chão. Até aí beleza, já inventaram a máquina de lavar roupas. Depois de um tempo acomodados ao chão notamos que os "moradores" do local estavam famintos; tinha tanto mosquito que, caso se organizassem em um grupo de ataque, poderiam carregar qualquer ser humano ali presente (inclusive um dos mais fartos fisicamente).
Sem contar a palhaçada do "sento ou não sento". Várias pessoas em pé, achando que são feitas de vidro. Porra, não quer sujar a calça, então vai lá pro final da plateia! Mas não, o povo fica em pé bem na sua frente, e você tem que rezar pra não vazar um "pum" dali, porque se sair, meu amigo, você será o primeiro a saber!
E sobre os cachorros eruditos? Tá bem, eu sei que é um parque, e que cachorros gostam de caminhar em parques. Mas quem garante que cachorros gostam de ópera? Cachorros gostam é de cantar junto com a ópera!!! É muita falta de bom senso levar um cachorro pra ficar 3 horas assistindo a uma ópera com você. Cachorro quer correr, brincar, latir, cheirar o bumbum de outros cachorros. Pois bem, um monte de gente com seus herdeiros peludos... Começou a ópera, começaram os uivados!
Pior que os uivados foram as conversas e as "cantarolações" (existe esse termo?) das pessoas ao redor. Poxa, se eu quisesse ouvir pessoas comuns cantarem ópera, eu pararia alguém no meio da rua e pediria: "- Por favor, senhora, poderia cantar Habanera pra mim?", mas não, eu não faço isso. Se eu vou à ópera, é porque eu quero ouvir a sinfônica, sopranos, tenores e barítonos!!! Se um mortal quer cantar no intervalo entre duas músicas, beleza, não vou estragar sua felicidade, mas cantar junto com a música me dá raiva!
De tudo isso tirei a experiência de ouvir, ao ar livre, música erudita no parque Ibirapuera. Minha bunda ainda está doendo, mas valeu o passeio. Nunca mais reclamarei do valor dos ingressos para ver óperas e concertos no Teatro Municipal.
Vista do palco de onde estávamos acomodados
Tenor e soprano do coral cantando Libiamo ne'lieti calicci, de La Traviata
O que foi executado:
R. Wagner: Abertura 'Die Meistersinger von Nünberg'
G. Bizet: 'Habanera', de Carmen
G. Bizet: 'Votre toast, je peux vous le rendre', de Carmen
G. Verdi: Abertura 'La Forza del destino'
G. Verdi: Coro 'Noi siamo zingarelle, de La traviata
G. Verdi: Coro 'Vedi le fosche notturne spoglie, de Il trovatore
G. Puccini: Intermezzo de 'Manon Lescaut'
G. Verdi: Coro 'Va pensiero', de Nabucco
P. Mascagni: 'Inneggiamo, Il Signor non è morto', de Cavalleria Rusticana
G. Verdi: Coro 'Libiamo ne'lieti calicci', de La Traviata
0 comentários:
Postar um comentário