quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Férias - as Minas das Gerais - dia 1

quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Nos últimos dias Tony e eu tiramos umas férias. Há tempos (anos) não fazíamos isso. Não planejamos, simplesmente decidimos um roteiro e saímos de São José dos Campos rumo a Minas Gerais.

Basicamente percorremos de carro um trecho da Estrada Real, passando por algumas cidades como São Lourenço, São João del-Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, entre outras. Para quem não sabe, a Estrada Real é um antigo caminho aberto pela Coroa Portuguesa a fim de escoar a produção de ouro até os portos de Paraty e Rio de Janeiro. Também pensamos em ir para Alto Caparaó, subir o Pico da Bandeira.

A ideia era a de escrever os passos da viagem todos os dias, uma espécie de diário de bordo, mas em algumas cidades ficamos em pousadas onde não havia internet. Em Alto Caparaó, por exemplo, nem sinal de celular havia (exceto da Claro).

Como passamos por várias cidades, é razoável que eu faça um post para cada dia da viagem, assim dá para colocar mais fotos, bem como dar dicas mais específicas sobre lugares e passeios =)

Saímos daqui de São José dos Campos na tarde de terça-feira, 17/07. Depois de uns 200km chegamos em São Lourenço, cidade conhecida por pertencer ao circuito das águas medicinais. O tempo estava chuvoso, então não conseguimos tirar muitas fotos. Jantamos num restaurante muito bom, Pizzaria Agostini, a pizza é maravilhosa e o preço é justo. A diária dos hotéis e pousadas varia muito na cidade, mas conseguimos nos hospedar na Pousada Mineira, que fica no centro da cidade, por um valor bem acessível - 80,00, casal, com café da manhã e internet. O quarto onde ficamos era simples e a pousada estava em reforma, mas o farto café da manhã compensou o pó.

Primeiro dia, 18/07, quarta-feira. Aqui começa, realmente, o nosso passeio.

Por conta do tempo, não tivemos muita opção de passeio em São Lourenço. Passamos rapidamente pela feirinha de artesanato da cidade, que não tem muita coisa extraordinária, exceto umas malhas em promoção. Uma coisa que eu achei legal foi o formato dos telefones públicos da cidade, que é o da garrafinha de água São Lourenço:

São Lourenço - Telefone Público

Como disse no começo do post, não planejamos muito bem a viagem. Isso inclui mapas. Não tínhamos mapas. Por muita sorte, um dos hóspedes da pousada nos desenhou um super-mapa de São Lourenço até São João del-Rei. O resultado foi isto aí:

Mapa de São Lourenço até São João del-Rei. As cidades Madre de Deus de Minas e São Vicente de Minas estão invertidas.

Saindo de São Lourenço, entramos nas cidades: Cruzília, Minduri, São Vicente de Minas e Madre de Deus de Minas. Em cada uma delas tiramos algumas fotos dos pontos turísticos; qualquer semelhança é mera coincidência (haja igreja!).

Cruzília - Igreja Matriz de São Sebastião

Cruzília - Igreja Nossa Senhora do Rosário

Minduri - Entrada da cidade

Minduri - Linha férrea que corta a cidade

São Vicente de Minas - Igreja Nossa Senhora do Rosário

Madre de Deus de Minas - Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus

Madre de Deus de Minas - Capela Nossa Senhora do Rosário

Paramos em São Vicente de Minas para almoçar. Por muita sorte achamos uma lanchonete aberta, Ponto de Encontro Bar e Lanchonete. A comida era BEM servida e o preço era BEM justo. Os restaurantes de SP deviam se espelhar - monetariamente - nos de Minas, risos.

Ufa! Chegamos em São João del-Rey. Em alta temporada, conseguir um quarto em hotel ou pousada é uma tarefa realmente árdua e financeiramente nociva. Os preços são FORA DA REALIDADE. Depois de inúmeros telefonemas conseguimos um quarto na Pousada Primavera, localizada fora do centro da cidade, no valor de 75,00 com café da manhã e sem internet. Embora o valor tenha parecido acessível, o quarto que nos foi disponibilizado deixou MUITO a desejar. Explico, o quarto ficava de frente para a BR (rodovia), por conta disso o barulho era intenso. Sem contar que a porta do quarto era de mosaico de vidro, ou vitral, não sei explicar muito bem, e isso deixou o quarto ACESO a noite inteira. No banheiro, o chuveiro não esquentava a água e para ajudar a porta do box não fechava. Por conta do frio (a porta do quarto tinha frestas), pegamos no sono por cansaço, e isso aconteceu por volta das duas horas da manhã. O café da manhã também deixou muito a desejar, mas muito mesmo. Sem brincadeira, só não mudamos de pousada porque não havia outra disponível.

Não encontramos muitos restaurantes pela cidade. Aqueles que vimos ficavam próximos à Igreja de São Francisco de Assis. Decidimos, sem muito sacrifício, jantar no Velho Chico. Os preços são meio elevados, mas existem algumas opções no cardápio que são mais acessíveis... A massa que pedimos era muito boa.

São João del-Rei - Igreja Nossa Senhora do Rosário

São João del-Rei - Igreja São Francisco de Assis

São João del-Rei - Igreja Nossa Senhora das Mercês

São João del-Rei - Igreja Nossa Senhora do Pilar

São João del-Rei - Igreja Nossa Senhora do Carmo

São João del-Rei - Igreja Nossa Senhora do Carmo

Resumo do primeiro dia:
  • A pizza da Pizzaria Agostini é maravilhosa.
  • Para permancer uma noite em São Lourenço, o custo/benefício da Pousada Mineira é bom.
  • Não recomendamos a Pousada Primavera. Uma boa alternativa é procurar pousadas nas cidades vizinhas (Resende Costa, Prados. No caminho para Tiradentes também existem pousadas, mas os valores sobem).
  • A comida do Velho Chico é boa, vale pagar.
  • Não deixe de tirar fotos noturnas de São João del-Rey.

1 comentários:

Imaginário disse...

Adorei e estou seguindo.
Abraços.
Gilson.