segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um problema de... *LETRAS*

segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Eu não tinha uma lista de letras e símbolos.

O membro externo não demorou em criticar: "- Me confundi nas suas nomenclaturas de símbolos e letras". Meu orientador, não hesitou em concordar: "- É verdade, ela fará uma lista de símbolos e letras". E eu, uma pobre coitada, sem questionar: "- Tá bom, farei uma lista de símbolos e letras".

Eu acreditei que seria a parte mais fácil da correção. Porém, quando me deparei com vários k, g, h, f, pensei: que p%$@#*!# é essa? Isso acontece... Afinal de contas, não escrevi todos os capítulos da dissertação em 1 dia!

O enrosco começou quando eu percebi que precisaria criar uma nomenclatura para um subconjunto de pontos que seriam testados no meu algoritmo (estava estimando a complexidade do filhote). Tony sugeriu: "usa a letra e!!!" Claro, eu queria dar um nome para o subconjunto de pontos que faziam parte da envoltória convexa e que pertenciam ao conjunto P (pontos no plano), nada mais lógico que utilizar a letra e. Pensei: "poutz, e não vai dar... já tô usando pra falar dos bits das palavras binárias do ECOC...". Novamente, ele quis ajudar: "usa a letra c então, c de 'convexa'! olha que lindo!". Pensei novamente e, percebi que o c estava sendo utilizado também... como constante...

Começamos a pensar em várias letras e descobrimos que estavam todas sob utilização!!! rsrsrs... Apelamos pro alfabeto grego, mas não obtivemos sucesso também (não que todas estivessem sendo utilizadas, mas a gente sabe o enrosco que é lembrar o nome de cada uma delas rs).

Bom, após uma breve discussão a respeito do tema, chegamos às conclusões:

a: não, nem pensar... vai que alguém confunde com o alfa, que, aliás, estou usando como multiplicador de Lagrange
b: não dá, já estou usando pro bias
c: c é pra constante, já tô usando também... e C também virou uma variável de compromisso bla bla bla...
d: já está ocupado, tá representando o grau do kernel... e D o conjunto de triângulos de Delaunay
e: é o tamanho da palavra binária do ECOC
f: nooop, já tô usando pra classificador... assim como F é o conjunto dos f e f* é o melhor classificador! rs
g: no way, é uma função preditora... G é um grafo planar e G* um dual!
h: não, rs, é a dimensão VC... Ah, h* é a melhor dimensão VC e H é o hiperplano...
i: letra reservada! usada pra índice!
j: idem ao anterior
k: é o número de classes... k' é o número de problemas binários... e K virou kernel
l: usado pra tamanho... não pode... o L virou função de perda
m: ocupado! são os elementos da matriz ECOC! Ah! M é a matriz!
n: ahh não pode! letra universal (n classificadores, n elementos...). Ops, N é conjunto dos naturais!
o: não agrada muito a letra o... bolinha... ninguém usa! Próximo!
p: número de pontos no plano, não dá... Assim como P é o conjunto desses... E P(x/y) é minha distribuição de probabilidade!!! :)
q: tá sendo utilizada pra representar vértice... e o conjunto dos vértices é Q!
r: letra reservada! é pra reta! Mas R e Remp viraram funções: funcional e empírica, respectivamente!
s: idem ao anterior... Mas S é meu conjunto de treinamento!!!
t: é um triângulo de Delaunay...
u: normalmente é usado pra vetor... mas chega de vetor na tese!!!
v: idem ao anterior
w: é o vetor de pesos do classificador
x: é o vetor de entrada, pertencente ao domínio X
y: é o vetor de saída, tá no conjunto Y (cof cof, imagem de saída do X)
z: letra reservada pra reta... Finito... The end...

Eu vejo essa lista e me desespero. É a única parte da minha dissertação que eu pulo mesmo, pra valer.

Pensa: se uma lista de símbolos de uma humilde dissertação de mestrado deu isso aí, não quero pensar na lista de símbolos de uma tese de doutorado... rs...

Fui! rs

0 comentários: