terça-feira, 26 de março de 2013

Coliseu de Roma

terça-feira, 26 de março de 2013

Para não perder o costume, mais um puzzle!


Os dados técnicos: Puzzle Grow, Coliseu de Roma, 500 peças, 36,5 x 49,5cm.

domingo, 24 de março de 2013

Rachmaninov

domingo, 24 de março de 2013

Na minha opinião, a música clássica é poderosa. Em seus movimentos, ela consegue nos deixar tristes, felizes, eufóricos, relaxados ou agitados... Ela consegue nos fazer sonhar, consegue nos levar para outras dimensões. Ela cria um mundo todo, só nosso, quando a ouvimos com o 'coração'.

Hoje tive o privilégio de ouvir a Orquestra Sinfônica Municipal executar um de meus concertos favoritos, o número 2 para piano em Dó menor, op. 18, de Rachmaninov. O segundo movimento (adagio sustenuto) é o meu preferido.


Como compramos os ingressos com bastante antecedência, Tony e eu conseguimos dois lugares em um Camarote. A vista de lá:


Fantástico, não? Mal posso esperar pelo próximo concerto =)

sábado, 23 de março de 2013

Noite de luz

sábado, 23 de março de 2013
Na falta do que fazer, montei mais um puzzle. Na verdade, tenho muito o que fazer, só que vício é embaçado. Se fico muito tempo longe de puzzles, começo a tremer, babar, ter alucinações...


Os dados técnicos: Puzzle Grow, Noite de luz, 500 peças, 36,5 x 49,5cm.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Veneza

quinta-feira, 21 de março de 2013

Mais um puzzle que montei dia desses. Lá vai:


A descrição do brinquedo: Puzzle Grow, Veneza, 2000 peças, 70,8 x 97,8cm.


terça-feira, 19 de março de 2013

Feriado produtivo

terça-feira, 19 de março de 2013

Hoje é feriado - prolongado - em São José dos Campos, e eu só descobri isso na hora do almoço. O lado bom desse desconhecimento de feriado foi que eu não fiz plano algum de passeio, logo não parei de trabalhar na sexta-feira passada. E outra, mesmo que eu "quisesse" passear, não daria certo: estou sem dinheiro e com tarefas até o pescoço (sem contar o cesto de roupa suja que tenho para lavar e uma cadeira com roupa até o teto para passar). Pior do que ser estudante é não ter faxineira/passeira/lavadeira; é muito complicado conciliar as tarefas do lar com as tarefas acadêmicas. E nem citei o cachorro.

Mesmo sendo feriado, com chuva e frio, vim para o Instituto. Incrível como este lugar está às moscas, e isso não é por causa do feriado, não! Durante a semana, em dias úteis e normais, o movimento também está fraquíssimo. Fico comparando os dias de hoje com a época em que ingressei no Mestrado, em meados de 2006, para fazer matéria isolada. As salas eram lotadas de alunos de pós-graduação, tínhamos que concorrer por uma mesa e cadeira caso quiséssemos desenvolver a pesquisa aqui dentro, usando a infra-estrutura da Computação. Hoje, a sala mais cheia é a que me encontro, com 6 alunos (e somente eu e mais 2 alunos em tempo integral e dedicação exclusiva), justamente porque é a única sala onde o ar-condicionado funciona; as outras salas estão vazias.

O bom desse 'esvaziamento' é que temos mais tranquilidade e silêncio para trabalhar, mas eu penso que é terrível não ter pessoas para vez ou outra conversar, compartilhar as expectativas e frustrações do curso e do andamento das pesquisas, trocar ideias, entre outras coisas. De fato, a minha época mais produtiva aqui no Instituto foi durante o Mestrado, quando eu tinha mais pessoas para conversar e trocar ideias a respeito dos meus projetos.

O contato, ou networking, é fundamental no meio acadêmico. Esse papo de que cientista é bicho isolado é furado. Hoje em dia não tem como se isolar. É como ir em um congresso (ou simpósio, workshop, que seja) e não trocar uma palavra com as outras pessoas que lá estão. Além de ter conhecimento, temos que expor e fazer valer esse conhecimento; compartilhar ideias, fazer parcerias em projetos, montar grupos de pesquisas com outros institutos e universidades. E é nessa hora que eu penso: estaria o ITA se transformando numa ilha isolada?

domingo, 17 de março de 2013

Da série Dreamlands - Kush

domingo, 17 de março de 2013

Montei tantos puzzles nos últimos tempos, que estou até perdida sobre como publicá-los aqui... Vai um de cada vez, acho que termino até a Copa.


Os dados técnicos: Puzzle Heye, Vladimir Kush - Windmill, Coleção Dreamlands, 1000 peças, 68 x 48cm, importado da Alemanha.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ser fiel

segunda-feira, 11 de março de 2013

Não adianta ser fiel ao outro se a gente não é fiel a si. Mas não é simples assim: arenoso descobrir a nossa própria natureza e aceitá-la. Conhecer-me significa também não gostar daquilo que sou e ter que passar o resto da vida ao meu lado.

(F. Carpinejar in: Borralheiro: minha viagem pela casa)

domingo, 10 de março de 2013

As promessas de 2013

domingo, 10 de março de 2013

Todo ano faço a minha lista de 'desejos', ou 'promessas', mas este ano acabei esquecendo. Já estamos quase em Julho (que drama!) e não fiz a dita cuja. Aliás, já estamos quase em Julho e ainda não fiz muita coisa. Sei lá se é falta de tempo, falta de ânimo, falta de paciência... ou se é tudo isso junto!

Na verdade, li a lista do ano passado e vi que não fui tão ruim assim em 2012 quanto às promessas. Vejamos os itens de 2012:

  • Estudar muito mais alemão. >> Não estudei tanto, mas estudei o suficiente pra mudar de nível. Sem contar que também comecei a estudar Latim.
  • Voltar a correr 1 hora por dia. >> É, isso não consegui ainda, mas passeio com o meu cachorro toda tarde e, acreditem, é praticamente uma maratona. 
  • Ler todos os livros - não técnicos - que comprei em 2011 e que continuam só enfeitando o livreiro. >> Não consegui ler tudo, mas li alguns; e comprei mais uns 20! =p
  • Trabalhar MUITO para a minha qualificação de Doutorado. >> Eu estava em dúvida se queria isso mesmo pra minha vida. Mas mesmo assim trabalhei muito, considero que essa tarefa foi devidamente cumprida, embora eu ainda não tenha qualificado.
  • Assistir a um show do Rammstein (Reise, Reise!). >> Não vi do Rammstein, mas vi do Die Toten Hosen =)
  • Formatar meu notebook. >> Ha, ha, ha. Acho que só na outra encarnação mesmo... De certo modo, vai continuar na lista de promessas de 2013.
  • Publicar, sob quaisquer circunstâncias, os resultados da minha tese de Mestrado. >> Mea culpa! Mea maxima culpa! Não publiquei, e não pretendo, pelo menos por enquanto. Vai pra lista de 2013 também. 
  • Comprar uma passagem de avião para Montevideo na promoção de 29 dólares. >> Antes que eu pudesse realizar essa promessa, a Pluna faliu. Logo, não foi minha culpa. E outra, fui pra Argentina, já tá valendo.
  • Comprar uma casa maior. >> Não comprei casa, mas comprei um cachorro.
  • Trocar de carro. >> Não troquei de carro, mas botei um cachorro dentro dele. 
  • Emagrecer 2kg. >> Engordei 2. Aff.

Estou tão sem pique pra ficar me prometendo coisas, que neste ano ainda vou me basear na lista de 2012. Afinal, é complicado se prometer mais coisas quando nem as anteriores foram completamente realizadas, não é?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Das diferenças individuais

sexta-feira, 8 de março de 2013

Eu faço as minhas coisas, você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas
Você é você, e eu sou eu
E se por acaso nos encontrarmos, é lindo
Se não, nada há a fazer.

(F. S. Perls in: Gestalt - Terapia explicada)

quinta-feira, 7 de março de 2013

O lugarejo favorito

quinta-feira, 7 de março de 2013

Alguma lágrima já consagrei a sua memória, num pavilhão arruinado que foi o seu lugarejo favorito e hoje é também o meu.

(J.W. Goethe in: Os sofrimentos do jovem Werther)